O olhar na Gestão com fazer pedagógico e as suas contribuições para a Educação Infantil

Authors

  • Suely Cristina Gama Mestranda pela UCBD em Desenvolvimento Local

Abstract

O presente artigo desenvolve estudo sobre análise das condições em que se dá a gestão e a participação da família no Centro de Educação Infantil de Campo Grande-MS, mantida pela Prefeitura Municipal, sendo assistida pelas Secretarias de Assistência - SAS e pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED - Campo Grande/MS. A pesquisa teve caráter exploratório descritivo de dados para um estudo de caso. Foi pautado em documentação da unidade, observando como a educação infantil está organizada para as crianças de 6 meses a 5 anos agrupadas em berçário, maternal, nível I , nível II e nível III. Sendo que o nível III funciona no polo do Centro de Referência Assistência Social - CRAS. O papel do gestor escolar é mediar e articular oficialmente a construção coletiva de um projeto pedagógico coerente com os avanços da política pública em educação. A abertura escolar se deu por meio da família nos trabalhos desenvolvidos dos projetos pedagógicos.

Palavras- Chave: Gestão Escolar. Educação Infantil. Família.

Abstract

This paper develops a study on analyzing the conditions in which it gives management and family participation in children's education center of Campo Grande - MS, maintained by the City, assisted by the Secretaries of Health - SAS and the City Department of Education - SEMED Campo Grande / MS. The research was exploratory descriptive data for a case study. Was marked in the drive documentation. Watching as early childhood education is organized for children from 6 months to 5 years grouped into nursery, nursery, level I, level II and level III. Since level III works in pole CRAS - Reference Center Social Assistance. The manager's role is to mediate and articulate school officially the collective construction of a pedagogical project consistent with advances in public policy education. The school opening was through family in the working of education projects.

 

Keywords: School Management. Early Childhood Education. Family.

Author Biography

Suely Cristina Gama, Mestranda pela UCBD em Desenvolvimento Local

Pedagoga Pela IESF e especialista em educação do campo pela UFMS

Published

2013-12-19