Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir.

  • Os manuscritos devem ser inéditos, gravados em formato Microsoft Word, tamanho máximo 2MB. Fotos, figuras e imagens, gravadas em jpeg, png ou gif devem ser submetidas como documentos suplementares.

  • Fonte Times New Roman, tamanho 12 para o texto, parágrafo moderno sem deslocamento na primeira linha (justificado), espaço entre linhas 1,5. Texto tamanho A4, margem direita e esquerda 2cm, superior e inferior 2cm.

  • Os artigos devem conter no mínimo 10 e máximo de 15 laudas, com resumo de 300 palavras no idioma do original (português) e mais um em espanhol, frnacês ou Inglês, seguido de 3 palavras-chave, em português e na língua escolhida.

    Os ensaios e relatos de pesquisa devem ter no mínimo 5 e no máximo 13 laudascom resumo de 300 palavras no idioma do original (português) e mais um em espanhol, frnacês ou Inglês, seguido de 3 palavras-chave, em português e na língua escolhida.

    As resenhas devem ter no máximo 5 laudas, as entrevistas e artigos jornalístico de 3 a 8 laudas.

  • A primeira página deve incluir: a) O TÍTULO do trabalho centralizado em negrito, fonte Time New Roman, tamanho 12, com letras maiúsculas somente nas iniciais; o (s) NOME (s) do (s) AUTOR(es), com letras maiúsculas somente nas iniciais, duas linhas abaixo do título à direita, com um numero (¹) que remeterá ao final do texto para identificação da instituição a que pertence e a função que nela ocupa (m);

  • Resumo, resumén e abstract: as palavras RESUMO e RÉSUMÉ ou RESUMEN ou ABSTRACT, em caixa alto e negrito. Colocar o resumo três linhas abaixo do autor ou autores e separar o RESUMÉN e ou ABSTRACT do RESUMO por espaço duplo. Os textos dos mesmos deverão estar em itálico, tamanho 10.

  • Para normalização dos manuscritos os autores devem seguir padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

    Apresentação- Artigo em publicação periódica cientifica: ABNT/NBR 14724/2011

    Referências ABNT/NBR 6023/2002

    Citações ABNT/NBR 10520/2002

    Resumo ABNT/NBR 6028/2003

  • Em caso de submissão a uma seção (Artigo, Ensaio, Resenha, Relato de entrevista, Relato de pesquisa) com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  • SUGESTÕES

    Orientações aos autores de artigos científicos sobre a elaboração e apresentação de Artigo de Periódico, Citações, Referências bibliográficas segundo as normas da ABNT, agência reguladora e normatizadora de publicações técnicas no Brasil

    A equipe editorial da revista indica o site da biblioteca da UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA por ser uma fonte de referência nacional, apresentando tutoriais que facilitam a compreensão e podem contribuir de maneira didática.

    NORMAS DE DOCUMENTAÇÃO DA ABNT - Tutoriais

    Disponível em: http://www.bu.ufsc.br/modules/conteudo/index.php?id=14

    Minicurso normalização / Thais Garcia; Maria Bernardete Martins Alves; Roberta Moraes de Bem. Disponível em: http://www.bu.ufsc.br/design/minicursonormalizacao.pdf

    REFERÊNCIAS

    Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos: referências (NBR 6023:2002) / Thais Garcia; Maria Bernardete Martins Alves; Roberta Moraes de Bem. Disponível em: http://www.bu.ufsc.br/design/moduloIIatualizado.pdf

    Como fazer referências: bibliográficas, eletrônicas e demais formas de documentos / Maria Bernardete Martins Alves e Susana Margareth Arruda. Florianópolis, [2010]. Disponível em: <http://www.bu.ufsc.br/design/framerefer.php>

    CITAÇÃO EM DOCUMENTO

    Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos: citação (NBR 10520:2002) / Maria Bernardete Martins Alves

    ARTIGO CIENTÍFICO

    Modelo de artigo científico

    Como elaborar um artigo científico / Maria Bernadete Martins Alves e Susana Margaret de Arruda.

    Procedimentos para apresentação de artigo em publicação periódica científica. Módulo V (NBR 6022:2003) / Maria Bernadete Martins Alves

Author Guidelines

Diretrizes para Autores submeterem seus manuscritos para publicação: http://dialogoseducacionais.semed.capital.ms.gov.br/

1. Clicar em CADASTRO na barra de menu

2. Preencher o formulário com seu perfil (Estar cadastrado no sistema é requisito INDISPENSÁVEL para submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso).

3. O(s) textos(s) para submissão devem ser enviados EXCLUSIVAMENTE, pelo endereço eletrônico da Revista, ou seja, via cadastro do autor.

4. Espaços marcados com asterisco (*) Indicam campo obrigatório.

5. Confirmar o cadastro como autor.

6. Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são de sua exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.

7. Confirmar o cadastro como autor.

Artigo

Artigo ou revisão de literatura/estudo teórico é um trabalho técnico-científico de um tema específico resultante de elaboração teórica e revisão bibliográfica. Pode ser escrito por um ou mais autores. (Mínimo de 10 e máximo de 15 laudas)

Ensaio

Ensaio é um texto breve, situado entre o campo do poético, literário, didático, pedagógico. O autor deve expor suas ideias a respeito de um determinado tema. É menos formal e mais flexível que um artigo e ou resenha. O texto ensaio tem forma livre, sem um estilo determinado, o estilo quem fornece é o autor. (Mínimo de 1 e máximo de 3 laudas)

Resenha

Resenha, ou análise bibliográfica é uma síntese ou um comentário de publicações recentes, nacionais ou estrangeiras. (Mínimo de 2 e máximo de 5 laudas)

Entrevista

Relato de entrevista realizada com pesquisadores nacionais e internacionais de competência reconhecida que contribuem com sua experiência pessoal nas áreas de educação e cultura. (Mínimo de 5 e máximo 10 laudas)

Relato de experiência profissional

Relato de Pesquisa, exposição escrita de experiência individual ou coletiva de intervenção textual, que apresenta o contraponto teoria/prática, a descrição das condições da experiência relatada e as conclusões a que chegaram no estudo. (Mínimo 5   /           e máximo 15 laudas)

Seção Especial

Nesta modalidade, de caráter eventual, serão selecionados textos que não se enquadrem nas modalidades previstas no periódico, que tragam contribuição relevante tanto aos leitores quanto à comunidade científica como: relatório de gestão, conferências de autores de renome nacional ou internacional, apresentadas em eventos científicos, tradução de artigos ou textos de autores internacionais, que sejam inéditas em língua portuguesa, entre outros definidos pela Equipe Editorial da revista. Os textos desta modalidade são avaliados somente pelo Conselho Editorial e equipe executiva da revista quanto ao seu mérito científico.

Artigo Jornalístico

É um artigo de opinião, escrito por um especialista no assunto. Seus autores devem ser, articuladores, pois representam grupos sociais reconhecidos por atuação como empresários, partidos políticos, áreas profissionais, sindicatos, associações de defesa do ambiente e outros.

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.