Metodologias Ativas de Aprendizagem – Relato de uma Ação de Formação Continuada

Authors

Abstract

O presente artigo tem por objetivo apresentar o relato de uma ação de formação continuada sobre metodologias ativas de aprendizagem com professores de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. Ela foi realizada por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Curso de Extensão “Formação dos professores para o ensino remoto: reflexões sobre a prática e sobre estratégias de trabalho”, e compõe o programa de formação continuada “Reflexões Pedagógicas: Diálogos entre a Teoria e a Prática”, da Rede Municipal de Ensino. Para o desenvolvimento da proposta foram escolhidas as seguintes metodologias ativas de aprendizagem: sala de aula invertida,  aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem baseada em equipes. Os dados para este relato foram obtidos a partir dos fóruns de comunicação assíncrona desenvolvidos durante a formação. Os resultados do presente artigo evidenciam a aproximação dos professores em formação com as metodologias ativas de aprendizagem e a necessidade da formação continuada.

Published

2022-08-19