Relato de um aprendizado, experiência de uma formação: notas sobre um curso de formação para professores de História

Authors

Abstract

Este texto apresenta os caminhos percorridos para o desenvolvimento de um curso de formação continuada on-line realizado com professores de História dos anos finais do ensino fundamental, em escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. Este curso foi realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Campo Grande (SEMED) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Indicamos, no transcorrer do texto, os aspectos que delimitaram a escolha da temática do curso, direcionaram os procedimentos teórico-metodológicos e definiram os objetivos a serem atingidos. Descrevemos, também, as etapas do curso e as atividades realizadas pelos cursistas e, por fim, indicamos alguns resultados alcançados e tecemos algumas considerações finais. Em linhas gerais, é possível refletir sobre uso de Projeto Didático de Referência como uma estratégia didática capaz de estabelecer uma relação dialógica entre formadores e cursistas e sobre o emprego de jornais como fonte documental para o estudo do processo de urbanização da cidade.

Published

2022-08-19