Relato de um aprendizado, experiência de uma formação: notas sobre um curso de formação para professores de História
Abstract
Este texto apresenta os caminhos percorridos para o desenvolvimento de um curso de formação continuada on-line realizado com professores de História dos anos finais do ensino fundamental, em escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. Este curso foi realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Campo Grande (SEMED) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Indicamos, no transcorrer do texto, os aspectos que delimitaram a escolha da temática do curso, direcionaram os procedimentos teórico-metodológicos e definiram os objetivos a serem atingidos. Descrevemos, também, as etapas do curso e as atividades realizadas pelos cursistas e, por fim, indicamos alguns resultados alcançados e tecemos algumas considerações finais. Em linhas gerais, é possível refletir sobre uso de Projeto Didático de Referência como uma estratégia didática capaz de estabelecer uma relação dialógica entre formadores e cursistas e sobre o emprego de jornais como fonte documental para o estudo do processo de urbanização da cidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.