Reflexões sobre o uso de TDICs no ensino remoto: relato de um curso de formação de professores de Ciências

Authors

Abstract

O presente artigo se configura em um recorte do curso “Formação dos professores para o ensino remoto: reflexões sobre a prática e sobre estratégias de trabalho”, desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS, ocorrido no período de outubro a dezembro de 2020, com a participação de 47 professores de Ciências de anos finais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino (Reme). Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo formativo do curso e realizar reflexões a respeito da formação docente. O referido estudo se estrutura na perspectiva da metodologia qualitativa, pois analisa e elucida sobre as estratégias propostas para o ensino remoto, a fim de debater sobre as potencialidades dos diferentes procedimentos didáticos. Os resultados expressam, ainda, a necessidade de reflexões a respeito do uso e aprimoramento das TDICs no contexto do ensino de Ciências. Outro ponto a ser considerado é a necessidade de readaptação e ressignificação da ação docente e, consequentemente, a quebra de paradigmas sobre a maneira de ensinar.

Published

2022-08-19