Formação de professores que lecionam Ciências nos anos iniciais: ensino investigativo como estratégia didática para a alfabetização científica

Authors

Abstract

A formação de professores que ensinam Ciências é uma prática corrente da Secretaria Municipal de Educação (Semed) da cidade de Campo Grande/MS. O presente trabalho trata de uma ação formativa que ocorreu no ano de 2020 e relata a experiência do curso de formação de profissionais de educação da Semed intitulado “Formação de professores para o ensino remoto: reflexões sobre a prática e sobre estratégias de trabalho”, fruto de parceria interinstitucional, mediante projeto de extensão, entre a secretaria e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Por meio do projeto de extensão, foram oferecidos momentos de estudos para professores que lecionam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O presente trabalho relata a organização do curso, a participação docente da Rede Municipal de Ensino (Reme) e explana-se sobre os conteúdos trabalhados no curso, a saber: Alfabetização Científica (AC) e Sequência de Ensino Investigativo (SEI). Com isso, pode-se afirmar que a parceria entre a universidade e a Reme torna-se um caminho relevante na busca pela qualidade social da educação básica, diante dos desafios da formação continuada de professores. Teoria e prática são indissociáveis na construção do conhecimento e a oferta de cursos, como o organizado na supracitada parceria, abre as portas para o desenvolvimento da ciência e dos processos didático-pedagógicos.

Published

2022-08-19