Objeto de aprendizagem de óptica geométrica para o nono ano do ensino fundamental

Authors

  • Edy Wilson Ferreira Mendes da Silva
  • Marilyn A. Errobidarte de Matos SEMED-MS

Abstract

Neste relato de pesquisa apresentamos a criação, a aplicação e análise de um objeto de aprendizagem (OA) de Física Óptica – nomeado Espelhos, juntamente com uma estratégia metodológica simples, como elementos potencializadores e motivadores para a aprendizagem de óptica geométrica. Como metodologia utilizamos da abordagem qualitativa por meio de observação participante e diário de bordo. Os resultados apontaram para uma maior participação e motivação dos alunos para a aprendizagem do conteúdo.

 

Palavras-chave: Objeto de aprendizagem. Ensino de Ciências. Espelhos.

 

 

Abstract

This article presents the creation, implementation and analysis of a learning object (LO) Optics Physical - Mirrors named, along with a methodology as simple as elements boosters and motivators for learning geometrical optics. The methodology we used a qualitative approach using participant observation and logbook. The results indicated a greater involvement and student motivation for learning the content of geometrical optics.

Keywords: Object of learning. Science teaching. Mirrors.

 

Author Biographies

Edy Wilson Ferreira Mendes da Silva

Mestre em Ensino de Ciências e Licenciado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é Professor de Física na Rede Particular de Ensino em Campo Grande – MS.

Marilyn A. Errobidarte de Matos, SEMED-MS

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira RJ, Licenciada em Ciências Biológicas e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Católica Dom Bosco, é Professora de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS, Professora Colaboradora e Tutora na UFMS. *E-mail: marilyn_matos@hotmail.com

Published

2011-09-01

Issue

Section

Relato de experiência profissional